Nada como uma boa noite de sono, não é? Afinal, não há nada pior que sentir que não descansou o suficiente a mente e o corpo por conta da insônia. Quando você não consegue dormir bem, logo o corpo começa a mandar sinais de que algo não está bem, justamente pelo sono ser responsável pela restauração da energia cerebral e pelas sensações de bem-estar diurno.

O que é insônia?

Segundo o Dr. Drauzio Varella, “A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.. e pode ter causas orgânicas e psíquicas.”

O que é insônia?
Foto: Freepik

Causas da insônia

Dr. Drauzio varella ainda conclui que a insônia pode ser causada por uma série de fatores, como o consumo excessivo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc., e que “Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e estresse diário são classificados como causas mais importantes.”

Loading...

Como tratar a insônia?

O tratamento da insônia pode ser feito a partir da mudança do estilo de vida. Quando você se regra a um bom estilo de vida, isso já pode ser suficiente para combater e prevenir diversas doenças, bem como a dificuldade para dormir a noite. Portanto, cultivar hábitos diários que sejam favoráveis para a manutenção de uma boa noite de sono já irão ajudar a melhorar suas noites de sono. Além disso, algumas alternativas naturais podem ser usadas, como o uso de chás para insônia.

Chás incríveis para acabar com a insônia

Chá de Camomila com Valeriana

A camomila já é super conhecida por ser uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada no tratamento de problemas como a insônia, depressão, estresse e ansiedade. Sua principal ação terapêutica vêm da apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante.

Camomila contra insônia

Em conjunto com a Valeriana, que é composta pela hesperidina e linarina, substâncias com propriedades sedativas e estimulantes do sono, o chá irá ajudar a dormir bem durante a noite, sem ter nenhum problema com insônia.

Loading...

Chá de Manjericão

Se engana que o manjericão possa ser usado apenas como complemento para temperar pratos. Os princípios ativos presentes na folha do manjericão são excelentes para estimular o sono e ajudar no tratamento da insônia.

Chá de manjericão contra insônia
Foto: Freepik

Além disso, o chá de manjericão pode ser usado para diminuir os sintomas de enjoos, vômitos e dores de estômago, além de serem indicadas para tratar problemas respiratórios e reumáticos.

Chá de Dormideira

O chá da planta dorme-dorme é utilizado na medicina popular tanto em infusões (com suas folhas), ou em sucos (cataplasmas) a partir de sua raiz. É interessante complementar ainda, que na medicina ocidental, a raiz da planta dormideira é usada no tratamento da insônia, irritabilidade, TPM, hemorroidas e feridas na pele. Existem relatos do uso decocção das folhas para auxiliar no tratamento de crises convulsivas.

Loading...

Chá de Capim-limão

O Capim-limão é uma planta muito utilizada na medicina popular, desde muitos anos atrás. Devido a algumas substâncias com propriedades sedativas, o chá de capim-limão também é eficaz no tratamento da insônia.

Chá de capim limão contra insônia

O preparo do chá deve ser feito na proporção de 15 g  das folhas/flores para 1 litro de água fervente. A dose indicada é de 3 xícaras dochá ao dia.

Chá de Violeta

Chá de violeta para insônia

Você pode não acreditar, mas o chá de violeta é composto por diversos ativos com propriedades medicinais eficazes contra diversas doenças, entre elas a insônia. Embora algumas pessoas também utilizem as raízes e sementes da violeta em decocções, são nas flores e folhas da planta que ficam concentrados os ativos benéficos da violeta.

Loading...

O preparo do chá deve ser feito na proporção de 15 g  das folhas/flores para 1 litro de água fervente. A dose indicada é de 3 xícaras dochá ao dia.

Carregar Mais..