Você pode não acreditar, mas a cozinha pode ser considerada como um laboratório dentro de nossas casas. Dentro dela, podemos fazer experiências e combinações incríveis para dar aquele toque especial em nossas refeições. Aliás, chega até ser bobagem dizer que somente alimentos industrializados são “químicos”, devido a composição dos alimentos.

Na realidade, todo e qualquer alimento é feito de átomos, que formam moléculas e reagem entre si. Na cozinha, iniciamos nossas experiências, interagindo junto a água uma série de substâncias, que trabalham em nossas experiências com os nutrientes presentes na composição dos alimentos.

A composição mineral da água que faz a cerveja ficar boa.

Composição química dos alimentos: Água e cervejaCom certeza, a dureza da água é um fator importante no processo de produção das cervejas. Quando falamos em dureza, se referimos a quantidade de íons de cálcio e magnésio.
Quanto maior a concentração, mais dura ela é.
E, essa dureza, acaba influenciando no pH da brassagem e do mosto.
Aliás, esses mesmo íons contribuem nas características da cerveja.
Os íons de cálcio, por exemplo, contribuem para clarificação da cerveja. Já os íons de magnésio, atuam na diminuição do pH do produto.

Loading...

Gelatina é uma opção natural e saudável para nossa saúde?

Neste caso, acredite: embora passe uma impressão saudável e natural, inclusive para quem está em busca de emagrecimento, não podemos considerar com uma opção natural e saudável. Composição quimica dos alimentos: GelatinaNa verdade, a gelatina possui em sua composição uma mistura de aditivos químicos nocivos à nossa saúde e não conta com nenhum nutriente. Popularmente, a gelatina é considerada uma boa opção para quem quer emagrecer por ser um alimento ultraprocessado de baixa caloria. Porém, não possui em sua informação nutricional nenhuma quantidade significativa de fibras, vitaminas, minerais ou gorduras boas, que colaboram com o processo de emagrecimento. Aliás, é importante lembrar que, devido a composição dos alimentos ultraprocessados, não é recomendada a ingestão regular dos mesmos.

Pães e biscoitos integrais são mais saudáveis do que os refinados

Compoição dos alimentos: integrais vs refinadosCaso você tenha o hábito de comer pães e biscoitos integrais industrializados, saiba que em muitos casos não são mais saudáveis que os alimentos feitos com ingredientes refinados. Isso se deve muito a composição dos alimentos integrais produzidos nas indústrias. Para que esses produtos fiquem com a aparência crocante e a mesma consistência dos tradicionais, é necessário acrescentar mais glúten à formula. Com o acréscimo de glúten, esses alimentos acabam com os benefícios que as fibras presentes nestes produtos poderiam trazer ao intestino. Além disso, perdem o verdadeiro benefícios dos alimentos integrais: saciar a fome sem aumentar o índice glicêmico.

Granulado de chocolate não é chocolate de verdade

Verdade.
Embora o chocolate granulado possua em sua composição cacau em pó, o granulado de chocolate é uma mistura de açúcar, gordura vegetal hidrogenada, glucose de milho, farinha de soja, sal e emulsificante lecitina de soja.
Por esse motivo, muitas marcas até deixaram de usar em suas embalagens a palavra chocolate, deixando apenas como granulado.

Loading...

O creme de avelã Nutella é feito com gordura e açúcar

De acordo com o fabricante, os principais ingredientes são o açúcar e óleos vegetais com avelã. Se pegarmos o rotulo do produto com suas informações nutricionais, ainda encontramos: açúcar, óleo vegetal, avelãs (13%), cacau (7,5%), leite desnatado (5,6%), lactose, soro de leite, emulsificante (lecitina de soja) e aromatizante. Alias, como publicado no site anteriormente, houve uma polêmica com os ingredientes do Nutella como um possível alimento cancerígeno.

Empanado de frango industrializado possui benefícios

Mito. Algumas embalagens do produto até mencionam a presença de carne de frango, tratando o alimento como benéfico para saúde. Porém, os empanados possuem em sua composição a presença exagerada de gordura trans. E, como sabemos, o grande problema desse tipo de gordura, é que ela faz com que os vasos sanguíneos fiquem impedidos de se dilatar, impedindo a passagem sanguínea.

Referências: Super/Abril.
Imagem: Science of Food

Loading...

Carregar Mais..