Não é de hoje que sabemos a importância para nossa saúde manter uma alimentação equilibrada e, de preferência, acompanhada por pratos com alimentos coloridos. Mas afinal, você sabe quais são os diferentes benefícios existem em cada cor de alimento e na famosa alimentação colorida?

Alimentação colorida? A importância do prato colorido.

Alimentos de cor vermelha
Se a cor do alimento é vermelha, já é um grande sinal de que ele é rico em licopeno, uma substância com propriedade antioxidante, que é bastante relacionada ao combate do câncer, principalmente o de próstata. Além disso, a cor vermelha indica a presença de carotenoides, que funcionam como percursores da vitamina A, importante para memória e saúde cardiovascular.

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Alimentação colorida? A importância do prato colorido.

Alimentos de cor roxa
Quando um alimento possui a cor roxa, é evidente a presença de anticianinas, que são substâncias com propriedades antioxidante importantes para a pele, rins e aparelho digestivo. Além disso, os alimentos de cor roxa possuem niacina (vitamina B3), potássio e vitamina C, que são nutrientes que combatem os radicais livres.

Alimentação colorida? A importância do prato colorido.

Alimentos de cor amarela
Quando falamos de frutas de cor amarela, em especial, estamos falando de fontes de vitamina C, forte aliada do sistema imunológico. Além disso, os alimentos de cor amarela também são fontes vitaminas do complexo B e flavonoides, que auxiliam no bom  funcionamento do sistema nervoso.

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Alimentação colorida? A importância do prato colorido.

Alimentos de cor alaranjada
A cor alaranja é um sinal da presença de betacarotenoides, que dão origem a vitamina A, super benéfica para a visão. Por serem antioxidantes, esse alimentos ajudam o organismo a evitar danos celulares, combatendo o envelhecimento precoce.

Alimentação colorida? A importância do prato colorido.

Alimentos de cor verde
Como era esperado, a cor verde simboliza a presença de clorofila, um ótimo antioxidante que protege o organismo contra os radicais livres, além de fazer bem à pele e aos cabelos. Os alimentos pertencentes a cor verde também são fontes de minerais e ajudam na formação dos glóbulos vermelhos, na coagulação sanguínea e na redução da fadiga mental.
Foto por: Stephen Luke

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