A arnica, de nome científico Arnica montana, é uma planta pertencente à família das Asteráceas, sendo originária das regiões montanhosas da Europa. Provavelmente você já escutou dos mais antigos, o santo remédio que ela é contra lesões e doenças, devido a suas propriedades analgésicas. Contudo, a planta não deve ser utilizada internamente por possuir efeito hepatotóxico.
Propriedades e benefícios da Arnica
Por possuir propriedades analgésicas, a plantaé bastante eficaz no alívio de hematomas e lesões desportivas, além de acelerar o processo de cicatrização de feridas pós-operatórias ou de tratamentos dentários.
Quais substâncias dão esse super poder à arnica?
As substâncias químicas que compõe a super planta, resultam nos seus benefícios. Entre elas podemos citar os flavonoides, entre eles o betuletol, eupatofilina, glucoronídeos flavonólicos, hispídulina, isoramnetina, luteolina, ptauletina, espinacetina, tricina, caempferol, quercetina, derivados kaempferol e quercetínicos, que atuam na cicatrização de ferimentos, podem combater hemorragias leves, além de possuírem efeito anti-inflamatório, se aplicados externante.
Além disso, ela também é composta por inulina, bataina, arnidiol e foradiol, colina, trimetilamina, criptaxantina, luteina, fitoesteroides, óleos essenciais como o timol e seus derivados e por fim, seu principio amargo, a arnicina.
Para que serve a arnica?
Fora sua aplicação contra dores, a super planta ainda pode ser aplicada no clareamento de manchas roxas causadas por edemas e hematomas, para repelir insetos e amenizar coceiras causadas por eles, além de cicatrizar furúnculos e desinfetar ambientes.
Efeitos colaterais da arnica
O uso uso interno do chá de arnica não é recomendado por ser uma planta altamente toxica. Porém, o seu uso externo não possui contraindicação. Porém, quando usada em excesso, a planta poderá produzir eritema e queimação. Além disso, pessoas alérgicas a camomila, crisântemos, margaridas e outras Asteraceae, devem evitar o uso da planta.
Foto por: photogramma1
Referências
– Botanical: A. montana
– BALBACH, A. As Plantas Curam – A. montana
– Bolsademulher: arnica
– Analgesia e ação antiinflamatória da Arnica montana 12CH comparativamente ao cetoprofeno em cães.
Suelen: Tem uma quantidade de pêssego que diabéticos pode comer?...