O agrião, de nome científico Nasturtium officinale, é usado muito como alimento, em saladas, em todo o mundo. Também conhecido por outros termos como agrião-do-brejo, agrião-da-europa e cardomo-dos-rios, é uma planta nativa da Europa e cresce junto a córregos. Possui um sabor apimentado, meio ardido, e isso faz algumas pessoas não gostarem de comer o agrião. Devido aos seus diversos benefícios do agrião, ele pode ser usado, também, para tratamento de doenças e principalmente para aumentar a imunidade.

Para que serve o agrião?

Normalmente, o agrião é consumido somente em saladas e sucos, sendo utilizada na maioria dos casos crua, pois, quando cozida, as folhas do agrião perdem os nutrientes presentes na hortaliça e geram suas propriedades medicinais, tais como: Ação expectorante, adstringente, descongestionante, diurética, excitante, estimulante, anti-inflamatória, digestiva, cicatrizante, depurativa, antitérmica, tônica e fortificante. Devido ao pH do agrião ser alcalino, ele é considerado como um alimento que favorece a manutenção da nossa saúde, sendo sempre incluído em sucos detox e dietas alcalinas.

Agrião aumenta a imunidade?

Benefícios do agrião: agrião aumenta a imunidade

Você sabia que o consumo do agrião aumenta a imunidade? Graças as concentrações significativa de vitamina C que compõe o agrião, ele pode fornecer grande parte da quantidade necessária, por dia, dessa vitamina com apenas 100 g. Com isso, o agrião é capaz de eliminar os radicais livres presentes no organismo, por ser um poderoso antioxidante, podendo prevenindo o câncer e o envelhecimento precoce da pele, além do fortalecimento da imunidade e prevenção da anemia.

Loading...

Se não bastasse, o agrião ainda pode ser utilizado para auxiliar na prevenção de gripes e resfriados, no combate à candidíase e outras bactérias que podem acometem o cólon e o intestino, além de auxiliar no tratamento da bronquite e da tosse com catarro. Uma tigela de salada de agrião contém cerca de 50 mg de vitamina C.

Outra vitamina importante que está presente no agrião, é a vitamina A. Segundo uma publicação, esclarecendo dados referentes a deficiência de vitamina A, ela é considerada um micronutriente reconhecidamente relacionado às funções visuais, à integridade epitelial e ao funcionamento do sistema imunológico.

O agrião é bom para a visão

Se sua avó lhe dizia para comer bastante cenoura, para ficar com a vista sempre boa, acredite nela! A cenoura, assim como o agrião, é rica em vitamina A. Como sabemos, a vitamina A é essencial para a saúde dos nossos olhos, colaborando na manutenção do processo visual, além de atuar como enzima em diversos processos e possuir atividades antioxidantes.

Loading...

O agrião é bom para anemia

Outra vitamina de grande importância presente no agrião, é a vitamina B. As vitaminas do complexo B se destacam no auxílio da oxidação dos carboidratos, na manutenção do tônus muscular e nervoso, colabora para equilibrar o funcionamento do sistema digestório, auxilia na coordenação motora, além de manter a tonalidade e a pele saudável.

Como fazer salada de agrião?

É super rápido e fácil fazer a salada de agrião Você irá precisar apenas de 1 maço de agrião, 1 vidro de palmito e 2 tomates. Inicia o preparo separando as folhas e os galinhos do agrião (o ideal é deixar apenas um pedaço do talo). Em seguida, corte em rodelas os tomate e, em uma saladeiras, comece a salada de agrião completando camadas com os ingredientes. A primeira camada deve ser adicionado as folhas de agrião, logo em seguida as rodelas de tomate e, finalmente, por cima, inclua o palmito picado. Fica deliciosa!

Agrião faz mal para saúde?

O agrião é considerado um alimento sem malefícios, não contendo nenhuma substância que possa causar efeitos colaterais. Porém, o agrião deve ser evitado em excesso por mulheres em inicio de gestação, devido ao risco de provocar o aborto e contrair o tifo.

Loading...

Referências

Lorenzi, H. et al. 2002. Plantas Medicinais no Brasil.
– Vieira, L. S. 1992. Fitoterapia da Amazônia.
– BALBACH, A. Plantas que curam.

Loading...
Carregar Mais..