O almeirão (Cichorium intybus intybus), também conhecido como chicória amarga, é uma das variedades de chicória-comum, da família das Asteraceae. Os benefícios do almeirão se dão devido aos nutrientes que compõe suas folhas, como vitaminas do complexo B e vitamina A. Apesar de ser muito semelhante às outras chicória, as folhas do almeirão se diferenciam em seu alongamento, além de serem mais estreitas, recobertas por pelos e terem um sabor mais amargo.

Tipos de almeirão

Seguindo a informações da Agro20, é possível encontrar no mercado 3 opções diferentes de tipos de almeirão. Entre os tipos de almeirão, o mais conhecido e consumido é o almeirão do mato, podendo ser encontrada tanto com as folhas lisas, quanto recortadas. Outro tipo de almeirão que podemos encontrar é o almeirão japonês, conhecido também como almeirão comum e por fim, o almeirão roxo, que é o mais difícil de ser encontrado.

Pode comer almeirão cru?

Com certeza! Não só pode, como deve comer o almeirão cru. As folhas do almeirão podem ser consumidas tanto cruas em saladas, como batidas em sucos detox, além de servirem como acompanhamento em refogados. Por ser um alimento de baixa caloria, apenas 20 calorias, a sala de almeirão é muito querida entre os adeptos de dietas, que buscam emagrecimento.

Para que serve o almeirão?

Acredite! As folhas do almeirão são ricas em vitamina A, vitamina C e do complexo B, além de conterem boas doses de minerais como o fósforo, ferro e até mesmo cálcio. Ao comer o almeirão cru em saladas, por exemplo, você pode melhorar o funcionamento do intestino – devido a presença de fibras que estão compostas na folha, auxiliar no fortalecimento dos ossos, além de proteger o fígado, promovendo sua desintoxicação e ser considerado um cardioprotetor.

Posso fazer suco detox com almeirão?

Almeirão: benefícios da salada de almeirão

Com certeza! Ao adicionar as folhas da hortaliças em sucos detox, ela irá atuar no auxílio do combate ao colesterol ruim e na desintoxicação do fígado, baço e vesícula biliar. Uma receita simples é bater em um liquidificador 2 folhas, o suco de 1 limão, 1 fatia de melancia, 1 porção de capim-cidreira fresco e adicionar 1 colher de chá de semente de chia. Se preferir, você pode coar a bebida antes de tomar e adicionar cubos de gelo.
Imagem: Felipe Barra/Embrapa

Referências

– Balbach, A. As hortaliças na medicina natural.
Embrapa: Cichorium intybus intybus

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