Já ouviu falar por aí na técnica para branquear verduras, que é muito utilizada para promover uma maior conservação dos alimentos? Nesse tipo de técnica de branquear verduras, é uma prática muito saudável e extremamente funcional que tem como intuito preservar os nutrientes dos alimentos no dia a dia. Em resumo, o branqueamento de alimentos, é uma espécie de escaldamento em água fervente, onde o alimento é levado posteriormente para um choque térmico em água gelada. Como resultado, os vegetais não ficam mais propensos a ter alterações na cor, a ataques de organismos nocivos à saúde.

Loading...

Como branquear verduras?

O congelamento dos alimentos, feito da maneira correta, pode absorver boa parte dos nutrientes desses alimentos, chegando a 70% de preservação, além de não alterar em nada o sabor do produto. Assim, a nutricionista Paola, publicou ao blog conquistesuavida, que “O processo para branquear verduras consiste em lavar bem esses alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro”.

Tecnica para branquear verduras

“Esperar por 2 minutos e retirar os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo e aguarde mais 2 minutos ou até os alimentos estiverem completamente gelados. Por fim, escorrer a água e separar os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer. É importante que os alimentos sejam identificados com etiquetas contendo a data de congelamento”.

Loading...

Até mesmo restaurante podem branquear verduras

Para você ter uma ideia da importância dessa técnica, vegetais como aspargos, brócolis, acelga, beringela, abobrinha, cenoura, couve, ervilha e espinafre são comumente branqueados em eventos e restaurantes, então você pode começar aplicando essa técnica neles. As baixas temperaturas permitem retardar ou inibiras reações químicas de deterioração natural e as atividades enzimáticas sobre os componentes dos alimentos, diminuindo ou inibindo o crescimento e as atividades dos microrganismos.

Tecnica para branquear verduras

Nesse caso, é importante destacar que apesar dessa técnica ser nomeada branquear, o objetivo dela não é embranquecer os alimentos. Muito pelo contrário, o objetivo pode ser manter a sua cor natural viva e vibrante. Aliás, até mesmo quando você desejar apenas congelar os alimentos para usa-los no futuro, é interessante fazer a técnica, já que ela irá matar qualquer bactéria ou organismo nocivo à saúde.

Pode fazer branqueamento em todos os alimentos?

Infelizmente, a técnica de branqueamento de alimentos tem algumas exceções e alguns alimentos não podem receber o branqueamento. Ovos cozidos, por exemplo, maionese e batata não podem ir para o freezer, já que certamente perderão sua textura, cor e sabor após serem congelados.

Loading...

Processo de osmose para conservação dos alimentos

Outra alternativa que funciona muito bem para conservar os alimentos, em especial frutas e vegetais, é a conservação feita por meio da osmose, que envolve a utilização de sal e açúcar. O sal é mais usado em carnes e derivados, enquanto o açúcar em geleias, frutas e compotas.

Quando o açúcar ou sal é colocado em contato com alimentos, ocorre uma osmoseOsmose é quando á agua presente nas células que compõe os tecidos animais e vegetais, atravessam a membrana celular, desidratando o alimento. Com a diminuição de água disponível, há uma diminuição nas atividades dos microrganismos.

Loading...

Carregar Mais..