A Calêndula (Calendula officinalis L) é uma planta bastante utilizada como ornamental em muitos jardins, pela beleza e exuberância de suas flores, por exemplo. Mas, desde a antiguidade, ela foi usada na medicina popular pela sua ação anti-inflamatória e suavizante. Dependendo da região, ela pode ser conhecida por bem me quer, caléndula, calendula-hortense, malmequer ou maravilha dos Jardins, por exemplo.

Como é a flor de calêndula?

Loading...

A principal parte utilizada para o preparo de infusões (atuando no estimulo do fluxo menstrual ou da bile), de extratos ou loções é sua flor. As flores da Calendula officinalis são designadas por capítulos simples ou dobrados, formadas por inúmeras flores liguladas e tubulosas. Seus capítulos podem ter entre 3 e 5 cm de largura que se inserem na planta ao nível das extremidades superiores dos caules

Nutrientes e vitaminas da flor de Calêndula

A flor de calêndula é composta principalmente pelo seu óleo Essencial, abundante em monoterpenos e sesquiterpenos oxigenados, entre eles a carvona, a geranilacetona, a mentona, a isomentona, o cariofileno, a alfa e betaiononas, a pedunculatina e o dihidroasctinidiólido.

Loading...

Além disso, ela ainda é compostos por saponinas como o calendulosídeo A, D, D2 e F; Por carotenóides como a calendulina, caroteno, licopeno, rubixantina, violaxantina e zeína; Alḿe da presença de flavonóides derivados do quercetol e do isorramnetol; De álcoois Triterpênicos Pentacíclios como arnidiol, faradiol, ácido faradiol-3-mirístico, lupol, taraxasterol, ácido faradiol-3-palmítico; Polissacarídeos: ramnoarabino-glactano e arabinogalactanos; Ácido Málico; Mucilagens; Resina; Goma (calendulina); Taninos; Poliacetilenos; Esteróis: sitosterol, estigmasterol, isofucosterol, campesterol; Por fim, o ácido Salicílico.

Para que serve a calêndula? Quais o benefícios?

A principal indicação para o uso da flor, é a aplicação tópica da pomada, ou seja, indicada para auxiliar no tratamento da acne, de irritações cutâneas, de queimaduras superficiais, contusões e picadas de insetos.

Tratamento de feridas e cicatrização

Para a pele, ela pode ser empregada no tratamento de feridas purulentas e de difícil cicatrização, além de poder atuar na prevenção de assaduras nas crianças, nas dermatites esfoliativas, no tratamento de furúnculos e nas gengivites. Aliás, outra ótima alternativa para tratar lesões na pele, é utilizar loções manipuladas com o Jucá.

Pé diabético

Toda via, essa ação se deve a atuação em conjunto de mucilagens, flavonoides (em especial a quercetin-3-Oglicosídeo), triterpenos e carotenos. Estudos com a planta, concluíram que seu uso tópico também se fez eficaz no processo de reparo de úlceras em pé diabético, por exemplo.

Loading...

Benefícios do chá de calêndula

Por mais que a sua indicação seja aplicando tópicamente, a ingestão do chá de calêndula é permitido em pequenas doses, possuindo ótimos benefícios para regularização de ciclos menstruais irregulares (em ação dos flavonoides em sua composição), estimulando a atividade hepática e biliar, servindo como atenuador de espasmos gástricos e intestinais.

Óleo essencial da Calêndula

A princípio, o óleo de calêndula possui propriedades antissépticas, sendo eficaz contra bactérias como o Staphilococcus aureus e Streptococcus fecalils; nematicida frente ao Meloidogyne incognita e parasiticida frente ao Trichommonas vaginalis.

Contraindicações da calêndula

Apesar de ser uma planta com baixa toxidade, a flor de calêndula possui contraindicações. Se ingerida em doses elevadas, ela pode provocar náuseas, nervosismo, falta de apetite e depressões.

Como usar o extrato e tintura de calêndula?

Se usada internamente para o preparo de infusões, por exemplo, não deve ultrapassar a quantia de 10 a 15 gramas de flores em 1 litro de água fervente, tomando no máximo 3 xícaras ao dia. Por outro lado, se for para o uso tópico, não ultrapassar a dosagem de 5 a 10% da tintura/extrato em loções, cremes, produtos pós-barba e pós-depilação, além de shampoos, condicionadores e sabonetes.
Foto por: UnconventionalEmma

Loading...

Referências

– A BALBACH. As Plantas Curam
Brasilescola
GreenMe
Saúde/Londrina
Dermomanipulações
Revista Brasileira de Plantas Medicinais

Carregar Mais..