A abútua, de nome científico Chondrodendron platyphyllum, é uma planta encontrada principalmente na Mata Atlântica e é muito conhecida por suas propriedades e benefícios que atuam contra os sintomas da incômoda Tensão Pré Menstrual (TPM). Dependendo da região, o chá de abútua pode ser conhecido, também, por chá de parreira-brava, café de mato, parreira do mato, bútua.

Nutrientes e compostos ativos da Abútua

A abútua é composta por nutrientes e substâncias que promovem diversos benefícios para a saúde. Entre eles encontramos os Alcalóides derivados bisbenzil-isoquinolínicos: berberina, bebeerina, buxina, condronina, pilosina, condro-deninae oxibebeerina; Mucilagem; Resinas.

Para que serve o chá de abútua?

Devido a ação medicinal que o chá da planta possui, ela serve para os casos leves de cálculos renais, cólicas uterinas, má digestão, figado, hidropsia e reumatismos.

Loading...

Benefícios do chá de Abútua

Ajuda no controle dos sintomas da TPM

Mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, como dores e cólicas podem tomar de forma controlada o chá de abútua para amenizar os sintomas. As substâncias presentes na planta possuem efeito analgésico, inibindo até dores pelo corpo e enxaquecas.

Melhora a digestão e inchaços

Suas substâncias com ação diurética, promovem uma melhora em casos de má circulação e retenção de líquidos, que muitas vezes vezes deixam as pernas e os pés inchados. Além disso, são responsáveis pela melhora da digestão em casos de constipação.

Como fazer chá de abútua?

Para preparar o chá, deve se fazer uma infusão simples, ou decocção da raiz ou casca do tronco, já secas na proporção 1g/100 ml de água. (1 g de abútua para 100 ml de água). Tomando 4 a 5 xícaras por dia.

Loading...

Contraindicação da abútua

Se ingerido em grandes porções, o chá de abútua pode se tornar um medicamento tóxico de uso perigoso. Recomenda-se dar preferência a tintura preparada em laboratórios.  Além disso, o chá não pode ser consumido por crianças menores de 10 anos e gestantes.

O chá de abutua aborta?

Devido as propriedades da abútua impedirem a nidação do ovo, a planta não deve ser ingerida por mulheres férteis que desejam engravidar. O chá de abútua também não é indicado para mulheres grávidas, devido ao risco que existe com abortos espontâneos. Em doses muito elevadas há perigo de efeito cardiotônico e curarizante. Os efeitos da intoxicação incluem taquicardia, taquipneia, hipotensão, arritmias e morte. Portando, antes de iniciar o uso da abútua, recomenda-se a consulta com um fitoterapeuta parta indicar as doses recomendadas do seu uso.

Referências

Loading...

BALBACH, Alfons. Plantas que Curam. São Paulo.

Carregar Mais..