Ao ser atingido por algum agente externo, nosso “termostato” interno pode nos mandar um alerta indicando que algo não está indo muito bem, elevando dessa maneira a temperatura em pelo menos 3 graus, o que é caracterizado pela conhecida febre. Nisso, visando alguma medida mais prática e natural, logo pensamos em tomar um chá de alho para febre. Mas será que ele é eficaz para diminuir a febre do corpo?

Loading...

Como funciona a febre?

Segundo informações retiradas de uma publicação feita pelo Dr. Dráuzio Varella, nosso corpo possui uma área do cérebro que controla a temperatura do organismo, conhecida por hipotálamo. Ele age como uma espécie de termostato interno que ajuda os órgãos internos se manterem em uma temperatura de 37°C.

Chá de alho para febre

Dessa forma, nosso organismo só pode ter alguma alteração na temperatura se for atingido por algum agente externo, produzindo dessa forma, uma temperatura maior como resposta à essa agente. Sendo assim, podemos dizer que a febre não pode ser caracterizada como uma doença, mas sim como uma reação do organismo contra alguma anomalia.

Loading...

O que causa a febre?

Entre as causas de uma febre, estão infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas, além das chamadas doenças do sistema nervoso central, as neoplásicas, as cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de hepatites.

E, agora? Posso tomar o chá de alho para febre?

Como dito anteriormente, devemos saber a origem do agente externo que está causando a febre e seguir com um tratamento indicado por uma médico especialista para amenizar os sintomas causados pela febre. Logo, tomar chá de alho para febre pode não ser uma opção eficaz, já que o alho, por mais substâncias benéficas que possua, não é capaz de combater os vírus causadores das duas doenças.

Chá de alho para febre

Em uma postagem publicada pelo portal UOL, especialistas em nutrição e pneumologia, confirmaram tal ineficiência da infusão contra a febre. Segundo eles, a bebida pode no máximo diminuir os sintomas de resfriados e gripes, além de dar mais conforto ao paciente.

Loading...

Benefícios do alho

Porém, vale ressaltar que o alho é um alimento composto por uma substância com grande ação anti-inflamatória e antibacteriana, a alicina. A alicina, quando consumida regularmente, auxilia nosso corpo no fortalecimento do sistema imunológico.

Carregar Mais..