Não é novidade que pesquisas no Google sobre os “benefícios do chá de boldo para covid-19 (coronavírus)” aumentaram nos últimos meses, ainda mais com o avanço no número de casos da maior pandemia das últimas décadas. Por isso, o avanço de notícias com receitas e curas milagrosas para o tratamento contra o coronavírus, vem crescendo cada vez mais. Como sabemos, os chás de plantas nos dão inúmeros benefícios para auxiliar no combate de diversas doenças. Porém, não existe comprovação científica comprovando tal efeito do chá de boldo para tratar o covid-19.

Existe comprovação que é eficaz tomar chá de boldo para covid-19?

Em uma entrevista dada pelo infectologista Luís Fernando Waib, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), para o portal R7, ele ressaltou: “Não foi realizado nenhum teste para avaliar o efeito do chá de boldo no tratamento e prevenção do coronavírus. Já o infectologista Alexandre Barbosa, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e consultor da SBI, reforçou: “Infelizmente, não existe a menor evidência científica da eficácia do boldo no tratamento da covid-19 e nenhum outro fitoterápico”. Além disso, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) ressaltou que não há hoje qualquer remédio ou tratamento específico para a Covid-19 (coronavírus).

Até mesmo realizando pesquisas no site PubMed, que reúne uma grande quantidade de estudos publicados no mundo, e no site ClinicalTrials.Gov, que mantém o registro de testes clínicos com possíveis candidatos a medicamentos, não é possível encontrar nenhum resultado que relacione o chá de boldo ou o boldo, com o coronavírus atual.

Loading...

Qual a indicação do chá de boldo?

Embora o chá de boldo não possua respaldo científico que comprove sua eficácia no tratamento do covid-19, ele possui benefícios que auxiliam no alívio de sintomas ocasionados através de problemas gástricos, graças a boltina. Aliás, o boldo já é conhecido por todos nós por muito tempo, sendo indicado seu uso para tratar principalmente males gastrointestinais, incluindo a má digestão e azia. No entanto, por mais que seja considerado como um chá que não contém efeitos colaterais, ele não deve ser ingerido em excesso, nem por um grupo específico de pessoas, inclusive gestante e portadores de doenças que façam uso de remédios anticoagulantes.

Chá de boldo para covid-19

Contudo, a provável relação entre a cura do covid com o chá de boldo, esteja relacionado ao gosto amargo do chá e que, em algumas vezes em que ele é ingerido, ele proporcione um rápido alivio de alguns sintomas ocasionado pelo coronavirus. Para reforçar, o pesquisador do Instituto de Química da Unicamp Gildo Girotto, afirmou em uma publicação ao portal Aosfatos, que o “chá de boldo não contém nenhum componente que possa ser associado a antiviral. Mesmo se tivesse, seria em quantidade bastante reduzida, o que não faria efeito a curto prazo contra o coronavírus”.

E, cai entre nós: já sabemos que não é nada bom ingerir em excesso nenhum tipo de chá ou de qualquer alimento, não é? Assim, já citava o médico e físico Paracelso: A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Loading...

É falso afirmar que o chá de boldo cura covid-19?

Com toda certeza! Por mais que o chá de boldo seja ótimo pra problemas de estômago, não se pode afirmar que tomar o chá de boldo para covid-19, cure o coronavírus ou que atue no combate aos sintomas causados pelo vírus. Tudo isso não passou de Fakenews que circularam e ainda circulam na internet, através de postagens em redes sociais, onde apontavam o chá de boldo como potencial cura da Covid-19, sendo usado por nossos avós para curar todos os tipos de doenças, e em áudios por mensageiros, passando informações falsas sobre a composição química do boldo e de uma outra planta, a quina, onde indicava que a infusão poderia tratar a Covid-19.

Carregar Mais..