A erva-cidreira, conhecida também por melissa importante não confundir a Melissa officinalis com capim-limão (Cymbopogon citratus) – é um planta bastante consumida no Brasil e possui como características seu sabor e aroma que lembram o limão. As folhas da erva-cidreira lembram bastante as folhas da hortelãinclusive, ambas pertencem a mesma família. O chá da planta possui sabor e aroma bastante agradável, sendo utilizado desde a idade média como medicamento natural.

Benefícios do chá de erva cidreira

O chá das folhas da erva-cidreira é rico em substâncias que promovem efeitos sedativos e calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso. Se ingerido pelo período da noite, antes de dormir, o chá induz ao sono, controlando a ansiedade, o estresse e a insônia. Quem possui problemas no estomago, de má digestão ou até mulheres que sofrem com cólicas menstruais, também podem fazer o consumo do chá de erva-cidreira para ter um relaxamento muscular, aliviando os sintomas.

cha erva cidreira

Como se faz o chá de erva cidreira?

Para quem é adorador de um delicioso chá pela noite e quer aproveitar ao máximo dos benefícios da planta, pode preparar o chá adicionando 1 colher cheia de folhas de cidreira em 200 ml de água fervente deve . A infusão deve ser abafada até amornar e coada em seguida. Quem preferir, pode adoçar um pouco o chá antes do consumo, porém é preferível que não seja adoçado.

Pode tomar chá de erva cidreira todos os dias? Faz mal?

Mesmo sendo considerada uma erva segura e sem efeitos colaterais, a erva não deve ser consumida por gestantes, pessoas com hipotensão e hipotireoidismo, ou por quem faz uso de medicamentos sedativos/calmantes. Se consumida em excesso, a erva-cidreira pode provocar a diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Referências

– BALBACH, A. As Plantas Curam
– FRUTUOSO, V. Ervas e Plantas Medicinais
Minhavida

Carregar Mais..