O chá de orégano é capaz de fazer uma verdadeira faxina em nosso organismo, graças as suas propriedades. Até mesmo quando desidratado, ele ainda consegue carregar consigo uma boa parte das propriedades do orégano in natura, inclusive as mais de 200 substâncias com ação antioxidante, diurética, antibacteriana, expectorantes, entre outras.

Loading...

Muito utilizado em temperos, o orégano sempre foi conhecido por seu aroma característico, dando aquele toque especial em pratos quentes, como pizza e em saladas frias. Mas o que muitos ainda não sabiam, é que o chá de orégano, segundo postagem no Ge, concentra diversos nutrientes importantes, como a vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, além da presença do ômega-3; zinco; magnésio; cálcio e potássio.

Chá de orégano: tempero

Chá de orégano é bom para que?

Entre os compostos presentes no chá de orégano, a substância predominante é carvacrol e, ela é sem dúvida o componente mais importante do orégano, já que ele é responsável pelo combate de fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes.

Loading...

Óleo essencial

Outro componente importante que é extraído do orégano, é o seu óleo essencial, composto por diversos fenóis como o timol, carvacrol e terpineol, além de hidrocarbonetos como o limoneno, pipenos e cimenos. Além dessas substâncias, também são encontrados compostos como os monoterpenos e sesquiterpenos, os ácidos fenólicos e orgânicos, os flavonoides, os taninos, as resinas e sais minerais (vitaminas A, C, K e complexo B).

Chá de orégano: oleo essencial

Aliás, o mesmo carvacrol encontrado no chá de orégano, realiza os mesmos benefícios quando aplicado ao seu óleo essencial, promovendo ação antisséptica, anti-inflamatória e contribuindo no auxilio da perda de peso. Contudo, se o óleo essencial for aplicado diretamente sobre a pele, na região dolorida, ele atua como um ótimo relaxante muscular.

Chá de orégano faz a menstruação descer?

Chá de orégano

Você sabia que o chá de orégano também é um grande aliado para as mulheres no período menstrual? Alguns componentes presentes no chá de orégano auxiliam na diminuição das dores causadas por cólicas e ainda contribui para regular o ciclo menstrual, além de auxiliar no tratamentos de afecções vaginais.

Loading...

Como fazer chá de orégano seco?

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de orégano secas;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Inicie o preparo aquecendo a água até ferver, desligando quando atingir fervura;
  2. Em seguida, separe uma xícara com as folhas de orégano, acrescente a água, tampe e deixe abafar por 5 minutos;
  3. Por fim, quando a infusão estiver morna, coa e beba.

Chá de folhas de orégano frescas

Ingredientes:

Loading...
  • 2 colheres de sopa de folhas de orégano;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Assim como no preparo do chá de orégano com as folhas secas, você deve iniciar fervendo a água;
  2. Logo depois, coloque as folhas de orégano no fundo da xícara, cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos;
  3. Por fim, espere a infusão amornar e sirva sem adoçar.

É importante ressaltar, que o consumo do chá de orégano pode ocorrer de duas a três vezes ao dia. Porém, o ideal é buscar antes a orientação de um nutricionista para receber indicações precisas de quantidade. O valor calórico de uma xícara de chá de orégano, seguindo essas receitinhas, é de apenas 5 calorias.

Ainda segundo Ge, a perda ou o ganho de peso não estão relacionados exclusivamente ao chá, visto que ele apenas contribui com o emagrecimento se for associado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Além disso, o consumo do chá de orégano pode ajudar a prevenir doenças e auxiliar na melhora de sintomas, no entanto, é indispensável buscar ajuda médica ou nutricional para indicar o melhor tratamento.

Loading...

Carregar Mais..