O chá de pariparoba, feito a partir de uma planta muito conhecida na Mata Atlântica – a Piper umbellatum, é uma infusão que possui uma imensa indicação da medicina natural, seja para estimulação das funções estomacais ou ainda para auxiliar no combate a doenças do fígado, entre outros. Para você ter uma ideia, uma publicação da Vitat, contou que devido as propriedades poderosas presentes na pariparoba, tornou a planta como um objeto de estudo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desde 1996, quando foi comprovado seu poder antioxidante.
Foto: João Medeiros

Substâncias do chá de pariparoba

Entre os ativos presente no chá de pariparoba, a substância que mais chamou atenção dos cientistas foi a 4-nerolidilcatecol (4-NC), que é responsável pelo forte poder antioxidante da planta.

Compostos químicos do chá de pariparoba

Porém, saiba que as folhas da pariparoba são ricas em vitamina E e possuem vários compostos benéficos em sua composição, como o nerolidilcatechol, os flavonoides, as lactonas diterpênicas, as saponinas, os fitosteróis, os polifenóis, os taninos, além de óleos essenciais compostos por carquejol, acetato de carqueja, nopineno, α e β cardineno, eudesmol, calameno e eledol.

Loading...

Para que serve o chá de pariparoba?

Entre as principais indicações do chá de pariparoba, que promovem benefícios à nossa saúde, podem ser destacadas alguns desses benefícios, como:

Fortalece a imunidade

Como o chá de pariparoba é feito a partir da infusão das suas folhas, que são ricas em substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias. E para comprovar esse benefícios da folha de pariparoba, foi realizado um estudo promovido por cientistas da Universidade Médica de Hyogo, no Japão, comprovou-se que o chá das folhas de pariparoba é potente no combate de bactérias, portanto, fortalece a imunidade e protege o organismo contra doenças.

Chá de pariparoba fortalece o sistema imunológico
Foto: Freepik

Essa propriedade se dá em razão, principalmente, pela presença do composto nerolidilcatechol, que além de ser um agente antibacteriano e também possuir ação antioxidante.

Loading...

Inibe o câncer

Como mencionado a cima, a pariparoba é composta pela molécula 4-nerolidilcatecol (4-NC) e, conforme estudos, ela demonstrou-se capaz de induzir a morte celular, inibindo o aparecimento de tumores cancerígenos. E adivinha qual substância é? Novamente o nerolidilcatechol. Por enquanto as pesquisas foram feitas apenas em cobaias não humanas, por isso não se sabe ainda como ela pode ser utilizada para atuar no tratamento da doença.

Chá de pariparoba: inibe retenção de liquido
Foto: personal.spirit

Ulceras gástricas

Além disso, em outro estudo, também desenvolvido por cientistas da USP, comprovou-se que o extrato da planta também pode ser utilizado no tratamento de úlceras gástricas. Foi o que revelou uma pesquisa recente realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a partir de testes em animais com o extrato da raiz, que conseguiram grande redução na lesão provocada pelas úlceras.

Previne a retenção de líquido

Graças à ação diurética de alguns compostos das folhas de pariparoba, o chá de pariparoba é excelente combatente da retenção de líquido. Portanto, previne o aparecimento de celulites no corpo e entre outros efeitos colaterais da retenção hídrica.

Loading...

Como fazer o chá de pariparoba?

Caso você tenha se interessado pelos benefícios do chá de pariparoba e está pensando em fazer para tomar durante o dia, saiba que é super prático preparar a infusão. Para fazer o chá você deve misturar 30 g das folhas secas em 750 ml de água fervida. Tomar 3 xícaras, das de chá, diariamente.

Como fazer chá de pariparoba?
Foto: sue.amorim

Agora, se quiser fazer a garrafada de vinho com pariparoba, macere 2 colheres das de sopa de raiz de pariparoba em 1 garrafa de vinho branco por 15 dias. Tomar 1 cálice antes das principais refeições como estimulante da digestão.

Contraindicações e cuidados

Embora as substâncias presentes no chá de pariparoba sejam benéficas à saúde, se seu uso for prolongado e ingeridos em doses acima da indicada pode causar náusea, vômitos, cólicas, diarreia, tremores, suor elevado e cefaleia.

Loading...
Carregar Mais..