Chamado popularmente por gordura no fígado, a esteatose hepática é uma condição que pode se manifestar na infância, além de acabar atingindo mais as mulheres. Segundo o médico Drauzio Varella, a doença é caracterizada por um distúrbio que provoca o acúmulo de gordura no interior das células do fígado, uma glândula situada do lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. Além do uso de remédios para ajudar a combater os sintomas da gordura no fígado, podemos conciliar seu tratamento com a ingestão de um chá caseiro para gordura no fígado.

Sintomas de gordura no fígado

Muitas vezes, os quadros leves de fígado com gordura, conhecido também por “esteatose leve”, são assintomáticos. Porém, em casos avançados de esteatose hepática, ela é perigosa quando começam os primeiros sintomas e as complicações da doença. Inicialmente, os primeiros sintomas de gordura no fígado são o cansaço, fraqueza, perda de apetite, além de causar dor e aumento do fígado. Posteriormente, em casos mais avançados de gordura no fígado, são diagnosticados indícios de inflamação e fibrose que resultam em insuficiência hepática.

Sintomas de gordura no fígado

Gordura no fígado tem cura?

É comum o uso de remédios no tratamento da esteatose hepática, mas infelizmente a gordura no fígado não tem cura. Como alternativa, pode ser conciliado no tratamento para gordura no fígado o uso de chás com propriedades que irão promover uma melhor ação da eliminação dos sintomas.

Qual o melhor chá para diminuir gordura no fígado?

Segundo um estudo realizado pela Universidade Porto, alguns chá podem ser muito úteis contra os sintomas de gordura no fígado por serem compostos por substâncias fortificadas por esteróis e estanóis. Essas substâncias são conhecidas por exercerem um papel importante nas funções biológicas, como as do colesterol nas células, podendo reduzir os níveis do colesterol LDL no sangue e até o risco de aterosclerose.

Chá verde contra esteatose hepática

O chá verde é rico em substâncias com benefícios para nossa saúde. Inclusive, ele é considerado como uma ótima opção de chá para esteatose hepática, por se composto por nutrientes que atuam a favor da saúde do fígado. O composto polifenol presente no chá, atua como antioxidante e ajuda a proteger as células e os tecidos contra a ação dos radicais livres. Testes feitos pela Universidade Maryland, mostraram que, ingerindo a bebida durante 4 semanas, o chá colaborou na redução da esteatose hepatica.

Chá de dente-de-Leão

Entre os tratamentos naturais para gordura no fígado, o chá de dente-de-leão é melhor. Além de ajudar no controle dos níveis do colesterol, ele favorece a saúde do coração. Mas é importante ficar alerta! O chá não é indicado para pessoas com cálculos biliares, úlceras, azias e gastrite.

Chá de boldo é bom para gordura no fígado

Popularmente, o boldo já é conhecido como a planta certa para tratar a esteatose hepática. O chá de boldo possui substâncias que ajudam a regular a secreção da bile, o que favorece a eliminação na gordura do fígado.

Chá de alcachofra

Além de ser um poderoso alimento diurético, o chá de alcachofra ajuda a regular a absorção de gordura pelo organismo, contribuindo para para tirar a gordura do fígado.

Chá de celidônia

Outro chá muito conhecido no tratamento natural para gordura no fígado. O chá de celidônia é uma erva medicinal que promove a limpeza da gordura no fígado. Além disso, é usado em casos de cálculos urinários, promovendo a diminuição dos sintomas causados durante as crises.

Chá de Hortelã

A hortelã é uma planta capaz estimular o fluxo biliar e auxiliar na quebra de moléculas de gordura, além de ajudar na redução do colesterol ruim.

Chá de berberina

Quem convive há muito tempo com a gordura no fígado, pode fazer o uso regular do chá de berberina para auxiliar no controle do colesterol no sangue e na redução do fígado gordo.

Carregar Mais..