O açaí é uma fruta Amazônica que aos poucos foi ganhando fama e gosto por grande parte dos brasileiros. Por ser uma fruta rica em calorias, a principal dúvida que fica no ar é se o consumo diário de açaí emagrece ou engorda, ainda mais quando levado em consideração as formas mais conhecidas em que o fruto é apresentado: sobremesa de açaí, xarope de guaraná com açaí e açúcar ou ainda, in natura.

Segundo postagem da Wikipédia, o açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas detox, doces, geleias e sorvetes, sendo a mais benéfica e nutritiva a forma in natura da sua polpa.

Loading...
Açaí emagrece?

De onde vem o açaí?

O açaí é o fruto do açaizeiro, um tipo de palmeira muito comum na região amazônica. No Norte do Brasil, o açaí é consumido salgado acompanhado de peixe, farinha ou camarão. Já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o açaí caiu no gosto do pessoal na forma de polpa congelada e adoçada, o famoso açaí na tigela.

Benefícios do açaí

Um dos principais fatores que levaram o açaí a ficar super conhecido em praticamente todos os cantos do Brasil, além do seu inconfundível sabor quando consumido in natura ou em receitas que envolva o fruto, foi o marketing que envolvia a fruta com seu benefícios mágicos para nossa saúde, como seu poder antioxidante.

Loading...

Comer açaí emagrece?

Como dito anteriormente, pelo fato do açaí ser um alimento calórico, fica uma certa dúvida quanto a essa “ajudinha” ao consumir o fruto. Porém, acredite! Quando consumido in natura, ou seja, somente a polpa do fruto ainda fresca, sem adição de nenhum tipo de ingrediente, o açaí ajuda no emagrecimento. Esse efeito se deve a presença das fibras alimentares que estão presentes no açaí, que ajudam o intestino a melhorar seu trânsito, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Além das fibras, o açaí também é composto pelas antocianinas que são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. Mas fique atento! Esse benefício acaba sendo perdido se você opta por consumir o açaí em doces, sobremesas ou até em receitas onde é adicionado junto à polpa outros ingredientes.

Controla o colesterol

Em um estudo realizado na Universidade Federal do Pará, foram comparados dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento. Devida a ação dos fitoesteróis e das antocianinas, o grupo que tomou a bebida base da fruta teve uma queda no colesterol LDL, o conhecido colesterol ruim, o que não aconteceu no segundo grupo.

Fortalece o sistema imunológico

Em outro estudo, ficou comprovado que o consumo regular de açaí ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. O açaí é composto por uma substância conhecida como arabinogalactana, que estimula a ação das células de defesa do organismo. Além disso, ele pode ajudar a você sentir aquele “up” no seu dia a dia após consumir o açaí. Ele é considerado como um alimento super energético e fortificante, ainda mais quando misturado ao pó do guaraná.

Loading...

Diminui o IMC

Quando a polpa de açaí é consumida regularmente, ela pode atuar contra o estresse oxidativo no organismo, reduzindo desta maneira as alterações metabólicas e o IMC (Índice de Massa Corporal), o que também comprova que o açaí emagrece.

Ajuda no controle da glicose

Para pacientes que possuam histórico de diabetes, o consumo do açaí in natura, pode ser um aliado no controle da glicose no sangue e dos níveis de insulina. Outras frutas excelentes para diabéticos, que também atuam no controle do diabetes são o limão e o pêssego.

Carregar Mais..