Pertencente à família Actinidiacea, o kiwi é um fruto de aparência e sabor bem característico. Além de ser deliciosa, a fruta também é rica em macronutrientes e fitoquímicos, que garantem ótimos benefícios para nossa saúde, como o controle do diabetes, assim como outra fruta rica em fibras que promovem o equilíbrio da glicemia: o limão. Seu consumo pode ser naturalmente inteiro, em saladas, sanduíches, sobremesas e em sucos. É um alimento muito cobiçado em dietas devido aos teores de minerais e vitaminas, principalmente a vitamina C.

Quais são as vitaminas encontradas no kiwi?

Pode não parecer, mas a fruta é composta por vários nutrientes e vitaminas. Entre as principais vitaminas que são encontradas no kiwi, a vitamina C é a mais importante, exercendo função antioxidante e combatendo danos e o envelhecimento precoce das células. Além disso, comer kiwi fornece fibras, minerais como o magnésio e cobre, vitamina B6, niacina, vitamina E, riboflavina, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo, pectina, ácido fólico e vitamina A.

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Quais são os benefícios do Kiwi para a saúde?

Os vários nutrientes presentes no kiwi, dão ao fruto diversos benefícios para nossa saúde após seu consumo. As suas fibras, por exemplo, favorecem a ação intestinal, produzindo glicose e ajudando na prevenção do surgimento de doenças como a diabetes e a obesidade. Por outro lado, a enzima actinidina, auxilia na absorção das proteínas ingeridas de outros alimentos como a carne branca ou vermelha, cereais, legumes, ovos e leite.

O consumo do kiwi fortalece o sistema imunológico

Devido a combinação da vitamina A e E, que compõe a fruta, temos uma diminuição na incidência de doenças cancerígenas e circulatórias, incluindo as coronárias, além de melhorar o desempenho do sistema imunológico. Uma pesquisa da Universidade de Teikyo, no Japão, indicou que, graças aos polifenóis, o kiwi também pode ser uma aliado na prevenção da arteriosclerose, caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das paredes das artérias.

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Quem sofre de insônia pode comer kiwi a noite?

Você sabia que pessoas que possuem uma certa dificuldade para dormir durante a noite evitam o consumo de uma série de alimentos antes de dormir? Se você faz parte desse grupo, saiba que o kiwi pode ser consumido durante a noite, inclusive antes de dormir. Uma pesquisa publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, evidenciou que o consumo da fruta antes dormir melhorou muito a qualidade do sono de pessoas que possuíam alguma dificuldade para dormir.

Eles suspeitaram que o fator que levou a essa indução ao sono foram os altos níveis de antioxidante e serotonina presentes no kiwi. Além disso, o triptofano presente no fruto, ajuda a melhorar o humor, aumenta a aprendizagem, regula o apetite e deixa a memória mais clara.

Diabéticos podem comer o kiwi sem medo!

Quem possui diabetes pode tirar muito proveito do consumo do kiwi. Como já sabemos, nosso organismo depende da insulina para manipular corretamente a glicose que obtemos por meio da nossa alimentação diária. A partir do momento que existe uma ausência total ou parcial do hormônio, acontece uma interferência na queima correta desse açúcar, transformando-se posteriormente na conhecida diabetes.

O kiwi, devido ao seu alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, ele ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, além de promover a sensação de saciedade por mais tempo. Desta forma, o kiwi pode ser considerado como uma fonte segura de fibra que irão auxiliar no controle do diabetes.

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O intestino também agradece o consumo do kiwi!

Estudos mostram que as suas fibras também possuem uma grande capacidade de reter água, auxiliando na formação do bolo fecal e equilibrando o trânsito intestinal. Além disso, a enzima que compõe o fruto, auxilia na digestão das proteínas.
Foto por: Tekke

Referências

Saúde/Abril
Minhavida
CentralnacionalUnimed
– RAIMUNDO BENEDITO MENDES DE SOUSA: DETERMINAÇÃO DE MACRONUTRIENTES NO KIWI.

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