Uma descoberta feita pelo centro de pesquisa da Unicamp, confirmou que o quiabo solta o intestino e ainda é recheado de benefícios para o coração. Infelizmente, mesmo ele contando com essa série de benefícios, o quiabo ainda não é muito apreciado na alimentação brasileira por soltar uma gomosidade quando cozido, que lembra uma baba.

Benefícios do Quiabo

O Quiabo é um fruto composto por vários nutrientes que proporcionam benefícios para nossa saúde. Ele é rico em vitamina A, C e B1 e minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Além disso, ele também conhecido por suas propriedades medicinais, podendo auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Entre as propriedades mais conhecidas, podemos citar sua capacidade de atuar como anti-helmíntico, antiparasitário e demulcente. Tais propriedades induzem o fruto a ser indicado no tratamento de enfermidades como diarreia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, além de ser benéfico para os rins e intestino.

Loading...

O Quiabo solta o intestino?

Sim, o quiabo solta o intestino por ser um fruto é um alimento rico em fibras. As fibras presentes no fruto se combinam com outros alimentos presentes no estômago e desaceleram a passagem para o intestino e absorção na corrente sanguínea. Essa digestão desacelerada melhora o equilíbrio do tráfego no intestino, favorecendo uma melhor digestão e melhorando o intestino preso.

Para se ter uma ideia desse benefícios do quiabo, pesquisadores da Unicamp relataram uma descoberta em que o quiabo ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e ainda pode contribuir para aumentar a sensação de saciedade. Além disso, o consumo de quiabo ajudou na redução do colesterol e no controle do nível de açúcar no sangue.

O quiabo é bom para diabetes?

Por mais benefícios que estejam presentes no fruto, a água de quiabo não deve ser utilizada como única fonte para controlar o diabetes. Um estudo recente, realizado por alunos da Unicamp, constatou que a ingestão regular da farinha de Quiabo pode auxiliar na diminuição e controle dos níveis de glicemia. Porém, em todos os casos, os pacientes não deixaram de tomar medicação controlada.

Loading...

Quiabo é bom para o coração

O quiabo é bom para o coração por ser um alimento composto pelo potássio, que interfere na saúde do sistema cardiovascular ao controlar a pressão arterial. Além disso, um estudo comprovou o quiabo contém polifenóis, que melhoram a saúde do coração e diminui o risco de coágulos sanguíneos.

Como tirar a baba do quiabo?

Você ainda não come quiabo por causa da baba? Confira algumas dica que podem te ajudar a cozinhar o quiabo sem baba e você ainda se beneficiar de todas as propriedades do alimento.

Comer quiabo solta o intestino
Imagem: Receiteria

1. Coloque o quiabo em uma panela com água e vinagre fervendo

Uma das dicas mais fáceis e simples para quem quer tirar a baba do quiabo refogado, é coloca-lo à água fervente com vinagre. É bem simples: em uma panela, adicione cerca de 1 litro de água com 100 ml de vinagre e coloque para ferver. Depois é só cortar as pontas do quiabo e, então, colocar os pedaços na água fervente. Deixe-o cozinhando por entre 3 e 5 minutos e prontinho! A baba do quiabo ficará na água e ele já fica prontinho para o consumo.

Loading...

2. Fritar o quiabo para soltar a baba

Outra técnica indicada para tirar a baba do quiabo é fritar ele cortado no óleo e sal. A baba sai rapidinho e o quiabo poderá ser consumido do jeito que você preferir, bastando apenas temperar do jeito que mais agradar, podendo fazer refogado ou ele sozinho frito com rodelas de cebola. Aliás, por pior que seja o aspecto da baba, essa baba do quiabo solta o intestino, também.
Foto por: SantaRosa OLD SKOOL

Referências

Mundoeducação: Propriedades do fruto da Abelmoschus esculentus
Afe: Benefícios do fruto da Abelmoschus esculentus
DrauzioVarella

Loading...
Carregar Mais..