A dismenorreia (cólica menstrual)  é caracterizada por uma dor uterina aguda durante o período menstrual, associada a queda dos níveis de progesterona na fase pré-menstruação. Cerca de 90% das mulheres sofrem com as dores causadas pela dismenorreia, que causam além de cólicas, desconforto e sensação de peso no ventre ou nas costas. Para tratar as dores uterinas podem ser incluídos medicações como os anti-inflamatórios ou ainda, o uso de chás que aliviam os sintomas da dismenorreia.

Alternativas naturais para diminuir cólicas

Os chás são ótimas alternativas naturais que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais e, podem ainda, ajudar a regular o ciclo menstrual. Na medicina natural, vários tipos de ervas podem ser empregadas na dismenorreia, em especial ervas que possuam propriedades analgésicas ou sedativas, que relaxarão o útero e acalmarão os nervos durante o período menstrual. 

Algumas das ervas mais usadas para diminuir as cólicas menstruais são o gerânio, a camomila e o jasmim. Alguns tipos de chás como o chá de erva cidreira e o chá de framboesa, que possuem ação contra cólicas intestinas, também podem ser indicados para amenizar as cólicas menstruais.

Chás que auxiliam no controle do ciclo menstrual

O chá de camomila, por exemplo, é super utilizado na Inglaterra para regular o ciclo menstrual. A camomila possui um ativo com propriedade antiespasmódica, que relaxa músculos tensos e alivia as dores no corpo e as cólicas menstruais, além de reduzir o estrese. Para preparar o chá de camomila contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa das flores de camomila. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

O gengibre diminui as dores causadas por cólicas menstruais

O gengibre também pode ser uma boa solução para aliviar as dores causas pela dismenorreia. O chá de gengibre possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor. Além disso suas substâncias fitoterápicas direcionam o sangue para a região pélvica, aliviando os bloqueios pélvicos. Para preparar o chá de gengibre contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

O chá de orégano alivia cólicas e dores de cabeça

Outra erva muito utilizada como tempero, mas que também é eficaz contra cólicas menstruais é o orégano. O orégano possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser aplicado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça. Para preparar o chá de orégano contra cólicas menstruais, deve-se deixar ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar 1 colher de sobremesa das folhas de orégano. Após, deixar a infusão em repouso (tampada) por 10 minutos e coar em seguida.

O vitex é usado para tratar a síndrome do ovário policístico

Por fim, outro chá que ajuda a regular o ciclo menstrual e aliviar as dores causadas pela dismenorreia é o vitex. O vitex é um excelente regulador hormonal, se ingerida sua tintura ou seu chá, ele pode promover o alivio das cólicas menstruais, além de regular os ciclos menstruais. O vitex também é bastante utilizado para auxiliar no tratamento da síndrome do ovário policístico.

Contudo, mesmo que sejam alternativas naturais, o correto é não abusar na dose dos chás indicados e se possível consultar um médico para indicar o melhor tratamento contra a dismenorreia.
Foto por: Naama ym

Referências

– SILVA, Ivaldo. Dismenorreia. Una-SUS. Especialidade em saúde da família.
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Camomila.
 SHAW, Non. Fitoterapia, guia prático. São Paulo, 1999.
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Gengibre.
– Plantas aromáticas e medicinais – cultivo e utilização – Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro e Rui Cépil Diniz . Londrina: IAPAR, 2008
– BALBACH, A. As Plantas Curam – Orégano.
– Tratado das Plantas Medicinais – Orégano – Telma Sueli Mesquita Grandi – Belo Horizonte.

Carregar Mais..