Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com diabetes no Brasil. No entanto, como o diabetes é silencioso e demora a apresentar sintomas, o número pode ser ainda maior – especialistas estimam em cerca de 15 milhões os diabéticos no Brasil. Além do uso de medicamentos, podemos conciliar alguns alimentos que atuam auxiliando no controle do diabetes.

O que é Diabetes?

Popularmente chamada de “açúcar no sangue“, o diabetes é a elevação da glicose na corrente sanguínea, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. E infelizmente, o diabetes ainda não tem cura. O que é possível é controlar a doença e seus sintomas, com o uso de medicamentos e uma vida saudável, com dieta controlada e prática de exercícios físicos regulares.

Alimentos que ajudam a diminuir ou controlar o diabetes

No artigo, serão abordados alguns alimentos que contribuem no controle do diabetes e que podem ser consumidos sem preocupações por diabéticos.

Chá verde ajuda no controle do diabetes?

Para quem sofre de diabetes tipo 1, a qual se caracteriza porque seu corpo produz pouca ou nenhuma insulina, o chá verde pode ajudar a regular a glicose presente no sangue. Os compostos do chá verde possuem a ação benéfica diante do diabetes, como os polifenóis, catequina epigalocatequina galato ou EGCG, já que cumprem uma grande função: ajudam a metabolizar o açúcar no organismo, estimulando as células do pâncreas a produzir e segregar insulina em quantidades adequadas para baixar a glicose no sangue. Desse jeito, a glicose pode ser utilizada pelas células como combustível. Para a diabetes tipo 2, o chá verde teria a mesma ação do tipo 1.

Linhaça e sua ação no diabetes

beneficios-da-linhaca

linhaça é um alimento que quan­do in­ge­ri­do re­gu­lar­men­te ofe­re­ce ao or­ga­nis­mo mui­tos be­ne­fí­cios, como o fortalecimento do sis­te­ma imunológico, con­tro­le do co­les­te­rol e triglicerídeos,  pre­ven­ção de pro­ble­mas car­dio­vas­cu­la­res e al­guns ti­pos de cân­cer, me­lho­ra do fun­cio­na­men­to do in­tes­ti­no, au­xi­lio na es­ta­bi­li­da­de da gli­ce­mia nos dia­bé­ti­cos e na per­da de pe­so, con­tri­bui­ção pa­ra a di­mi­nui­ção da TPM e en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce.

Canela também é uma ótima opção para ajudar no controle do diabetes

De acordo com um estudo da Universidade Estadual Ball (Indiana, EUA),  a canela pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue, diminuindo potencialmente a chance de desenvolver diabetes. Cientistas chegaram à conclusão de que a canela reduz a concentração de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina, reforçando a capacidade do corpo de afastar o diabetes.

Couve-flor

couve-flor

Pesquisadores observaram que os vegetais crucíferos, em geral, são eficazes na prevenção do desenvolvimento de câncer, diabetes tipo 2 doenças cardiovasculares. A Couve-flor contém todos esses benefícios. As propriedades anti-inflamatórias dos vegetais crucíferos é a principal razão pela qual muitos pesquisadores acreditam que a couve-flor, juntamente com demais crucíferos, são tão potentes na prevenção de uma variedade de doenças. O diabetes de tipo 2, por exemplo, pode ser o início de uma inflamação interna excessiva, o que faz com que o corpo se torne resistente à insulina.

Diabéticos podem comer laranja?

laranja

A Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas possuem um baixo índice glicêmico (IG). Mas fique alerta! A laranja não deve ser consumida em forma de suco por diabéticos! Ela possui carboidratos simples que podem rapidamente aumentar o índice glicêmico no sangue.

Limão

O suco do limão é muito conhecido por quem segue a citroterapia, inclusive para ajudar no controle do diabetes. Suas fibras e compostos atuam equilibrando o nível de glicose no sangue,

Lembrando de não deixar de lado o controle do diabetes com medicamentos e auxilio de atividades físicas, alimentação saudável e balanceada e hábitos saudáveis.

Referências

innatia.com

Carregar Mais..