Graças a excelente ação terapêutica e os benefícios gerados pelo consumo de coalhada de leite, o alimento lácteo está agradando cada vez mais o interesse da classe médica. Isto se deve as propriedades presente na coalhada, que atuam contra as bactérias que povoam nosso intestino. Essas bactérias acarretam fermentações e decomposições contínuas, gerando toxinas que acabam sendo absorvidas pelo organismo, podendo causar até doenças.
Quais são os benefícios da coalhada de leite?
A coalha de leite pode ser fundamental no combate contra essas bactérias que agridem nosso intestino. Porém, é importante destacar os diferentes tipos de coalhadas existentes: a coalhada maia, quefir e iogurte.
Tipos de coalhada
Como é feita a coalhada maia?
A coalhada maia é feita a partir de leite de cabra e de vaca, semeado com o bacilo maia.
Este bacilo se desenvolve rapidamente em nosso intestino, combatendo com êxito as bactérias malignas.
Como é feita a coalhada com quefir?
A coalhada quefir é feita a moda síria. É de fácil digestão e feita como o iogurte, sendo ótima para estimular o bom funcionamento dos intestinos. O leite é fermentado utilizando barris de madeira. É curioso destacar, que os povos da região de baixa Baviera tratam esse leite religiosamente devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.
Como é feita a coalhada de leite, também chamada de coalhada tipo iogurte?
Já a coalhada de leite tipo iogurte (mais conhecida entre a população brasileira), é feita através da fermentação do leite de vaca pasteurizado ou UHT. A coalhada é composto por nata, proteínas e minerais. Através da fermentação causada por uma enzima específica para o coalho, a parte sólida do leite é separada da parte líquida (soro do leite). A parte sólida possui um aspecto gelatinoso, de sabor azedo, e assim como a maioria dos leites fermentados, a coalhada possui um elevado valor biológico que proporciona o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino e uma melhor absorção do cálcio pelo organismo.
Consumo regular de coalhada diminui o colesterol
Além disso, a coalhada também promove a redução de colesterol sanguíneo, modulação das diarreias causadas pelos tratamentos com antibióticos, possui um alto valor nutritivo, auxilia na melhora da digestão da lactose e desintoxica o intestino inibindo a ação de bactérias que podem causar doenças.
Preparo da coalhada de leite caseira
No site Gshow, você encontra um ótimo vídeo que explicará detalhadamente o preparo da coalhada caseira.
Se quiser aprender ainda mais, tenha agora mesmo seu E-book de Produção de Derivados Lácteos!
Veja aqui:
http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/coalhada-caseira-50ec05614d388551c4000040.html
Foto por: Helen.Yang
Referências
– Ciência do leite
– Mundo boa Forma
Suelen: Tem uma quantidade de pêssego que diabéticos pode comer?...