Considerado uma iguaria na região Sul do Brasil, o pinhão ganha a cena nas épocas mais frias do ano. Porém no passado, a semente já fazia parte da alimentação indígena. Hoje, ele já está associado ao frio e as festas juninas do País.
Mas acredite, ele não se resume apenas em sabor! Também é cheinho de benefícios! O alimento é rico em nutrientes, minerais, antioxidantes e substâncias que promovem até a diminuição da pressão e doenças cardiovasculares.
Então, pode comer pinhão?
Com certeza! Embora não se tenha muito estudo quanto aos benefícios da semente da araucária, sabe-se que a semente da araucária é rico em antioxidantes, principalmente na sua casca, onde são transferidos para a semente durante o cozimento.
Somente para salientar, a Embrapa Florestas desenvolve uma pesquisa que consegue pouco a pouco caracterizar os valores nutricionais do alimento em amostras de pinhões in natura e cozidos. O principal antioxidante presente na casca do pinhão é a luteína, um antioxidante importante para manter a saúde dos olhos e evitar a degeneração ocular e diminuir os riscos de catarata.
Potássio: mineral que atua no controle da pressão arterial
Contudo, outro mineral que também merece destaque na semente é o potássio, que ajuda a controlar a pressão. Graças a gorduras monoinsaturadas, a semente também favorece a diminuição do colesterol ruim. Alguns exemplos são os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue.
O pinhão cozido possui fibras
Além disso, as fibras presentes no pinhão ajudam na prevenção de doenças intestinais, tornando-o um alimento de baixo índice glicêmico, mesmo sendo considerado calórico.
Afinal, entre nós. Com uma delícia destas vale a pena essa ingestão calórica extra, não é? Ainda mais nas noites de inverno da região Sul, que você pode inventar nas mais variadas receitas com pinhão.
Referências
– Globo.com: Pinhão, Fonte de nutrientes.
– Embrapa: Valor nutricional do pinhão.
– Gazetadopovo: Pinhão rico em fibras.
Suelen: Tem uma quantidade de pêssego que diabéticos pode comer?...