Meio refogada, meio frita ou com cebola, até assada na brasa. Assim são as formas mais tradicionais de se preparar a “queridinha” do churrasco: a Linguiça! Historicamente, a linguiça artesanal já era conhecida antes mesmo do Império Romano, onde eram conhecidas por farcimina. Sua produção é simples: é feito um embutido em forma de salsicha, preparado com carne de porco, de aves, de carneiro ou de carne de bovinos, seguido de um temperado feito a base de cebola, alho e páprica e outras especiarias.
Além de ser um item barato, é super fácil encontrar nos açougues e mercados. Hoje em dia, além das variações mais conhecidas (linguiça toscana, pernil frango e mista) ainda podemos encontrar versões com temperos e sabores especiais. Pensando nisso, que tal poder preparar de forma artesanal nossas próprias linguiças? Confira nosso mini manual como fazer linguiça de forma caseira!
Tipos de linguiças
Antes de inciar o processo para a produção de linguiça artesanal, que tal conhecer um pouco os variados tipos de linguiças?
Linguiça Toscana
Com certeza, é o tipo de linguiça mais comum encontrada no churrasquinho de domingo. Sua produção é feita usando 100% carne de porco, gordura, adicionada de temperos e condimentos. Sua coloração varia entre tons rosados e avermelhados.
Linguiça Mista
Atrás do tipo toscana, está a do tipo mista. A produção da linguiça tipo mista, é feita a partir da mistura da carne suína com a carne bovina, gordura e temperos. Pode ser encontrada em formatos mais finos (com sabor incomparável) ou mais grossos.
Linguiça de Frango
Possui coloração mais clara e um sabor diferenciado, além de ser acentuado. Seu preparo é feito com 100% de carne de frango, gordura e temperos.

Linguiça de Pernil
Assemelha-se com a linguiça toscana, porém é feita a partir de 100% de carne suína, normalmente em formato mais fininho, com pouca adição de gordura e pode conter ou não pimenta. Ideal para aperitivo.
Como preparar linguiça de forma artesanal?
É extremamente fácil fazer linguiça em casa, podendo ser utilizado os mais diferentes tipos de carnes, onde sua criatividade vai mandar, devendo apenas respeitar a proporção ideal de gordura para garantir a suculência: de 20 a 30%. Não pense que a adição de gordura do preparo da linguiça irá comprometer o sabor final.

A gordura que terá o papel de manter suculência da linguiça, sendo recomendado que se deixe congelar a gordura a ser moída que sera misturada a carne escolhida, posteriormente. Além disso, o ideal é que você já deixe a carne cortada em pequenos cubos, deixando ao tempero agir. A proporção média de sal é de 10 gramas para cada meio quilo de carne e os temperos e especiarias podem ser adicionados a gosto. Se você tiver um moedor de carne, também pode utilizar, mas é recomendável que utilize discos com espessuras mais grossas para não virar um patê quando for realizar o embutimento.
Passo a passo para fazer linguiça artesanal caseira
- Inicialmente, hidrate a tripa de porco (para embutimento de linguiças) por pelo menos 30 minutos em água com vinagre e depois enxágue bem em água corrente por dentro e por fora.
- Escolha carne de sua preferência! Pode ser carne suína, de boi, cordeiro, javali ou frango, podendo ser mistas ou não. Não esqueça de obedecer a proporção de 20% de gordura na receita, ou seja: para o preparo de 1 kg de linguiças, pese 800 g de carne e reserve 200 g de gordura (toucinho).
- No inicio, prefira cortar as carnes na ponta da faca (em pequenos cubinhos). O uso do moedor caseiro, pode fazer sua mistura para a linguiça virar um patê.
- Adicione os temperos e o sal na sua carne picada, seguindo a proporção de 10 g de sal para cada 500 g de carne. Em seguida, deixe o tempero agir por pelo menos 30 minutos em refrigeração.
- Finalmente, no processo de embutimento, você pode utilizar embutidores caseiros ou até fazer manualmente com um funil. Neste processo, você dever ser extremamente cuidadoso(a), evitando bolhas de ar, até terminar. A cada porção de linguiça feita, amarre com um barbante ou torça a tripa.
Pronto! Você já está apto(a) para fazer sua própria linguiça artesanal em casa.
Foto por: LUDWIK BOEHM
Referências
– Santa Massa
– Comidasebebidas/Uol
– AnaMariaBraga
– Perdigao
Suelen: Tem uma quantidade de pêssego que diabéticos pode comer?...