As frutas são consideradas como os alimentos mais deliciosos, atraentes pelo aroma, sucos apetitosos e refrescantes, além de possuírem carboidratos, vitaminas, sais minerais e ácidos importantíssimos a nossa alimentação. Infelizmente a população de modo geral ignora os benefícios e as vantagens que as frutas possuem.

Frutas: agentes medicinais

As frutas são compostas por açucares como a frutose, glicose e a sacarose. São considerados como os melhores tipos de carboidratos, por essa razão são sempre empregadas em regimes, desintoxicações alimentares e para emagrecer. Além disso, elas estimulam funções digestivas, o apetite, são diuréticas.

tabela elementos vitamina c

Benefícios e propriedades das frutas

As frutas possuem uma enorme propriedade de agentes medicinais, algumas emolientes, outras ajudam na função gástrica, podem ativar a função intestinal e, claro, desintoxicam o organismo. Conforme a reação química, os alimentos podem ser, no metabolismo, alcalinizantes ou acidificantes.   A superstição popular criou uma “prevenção” contra os frutos ácidos, que azedariam o estomago, cortariam o sangue etc. Muito pelo contrario, muitas das substâncias responsáveis por essa acidez regularizam o equilíbrio do organismo. O acido cítrico se encontra na maioria das frutas cítricas, possui funções antissépticas, diuréticas, favorece a cura de secreções catarrais, diarreias, reumatismo, entre tantas outras doenças.  O acido málico possui funções laxativas, refrescantes e favorecem a digestão.

frutas vermelhas

O acido tartárico possui propriedades antissépticas, combate vômitos e atuam favoravelmente nas vias urinarias. O acido fórmico combate a formação de pus, auxilia no tratamento da tuberculose, diminui a viscosidade do sangue e possui ação contra tumores. O ácido ascórbico, vitamina C, facilita a circulação sanguínea, Favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a resistir às doenças no coração, previne gripes, fraqueza muscular e infecções.

Carregar Mais..