O molho de tomate, feito com tomates frescos, cebola, alho e azeite de oliva, reúne diversos benefícios capazes de reduzir os problemas cardíacos. Isso, graças a presença de substancias como os polifenóis e os carotenoides. Nos dias atuais, o molho de tomate é um dos ingredientes mais usados na grande maioria dos pratos, seja o molho de tomate preparado na hora com tomates frescos ou o molho de tomate industrializado, vendido em supermercados. A recomendação, para uma melhor ação benéfica de substancias presentes nos tomates e demais ingredientes que compõe o molho de tomate, é o consumo de, apenas, molhos de tomates feitos em casa. O molho de tomate industrializado contém grande quantia de açúcar, amido e conservantes, sendo assim não muito benéfico. Os benefícios do molho de tomate caseiro, podem ser iniciados pelo seu ingrediente principal, os tomates. – E o ketchup é saudável?

Benefícios do molho de tomate

O tomate é um fruto recheado de vitaminas A, B, C e Niacina. Contém grandes quantidades de minerais como o potássio, fosforo, cálcio, cloro, enxofre e ferro. Os principais benefícios do tomate são suas propriedades antitóxicas, depurativa, laxativa, tônica  e muitas outras. Sendo, assim, benéfico contra diversas doenças como a amigdalite, anemia, artrite, estresse, gota, hemorroidas, laringite, prisão de ventre, tuberculose, entre outras. Mas o consumo de tomates deve ser cauteloso por pessoas que tenham problemas renais, pela presença de ácido oxalato no tomate que favorece a formação de cálculos. Além, da preferência, do consumo de tomates frescos e sem adição de agrotóxicos. Tomates verdes, também devem ser evitados.

Loading...

Adicione azeite de oliva no preparo do molho de tomate

No preparo do molho de tomate caseiro pode ser adicionado o azeite de oliva, ele potencializa a ação de todas as substancias encontradas nos ingredientes adicionados ao molho de tomate, ajudando na diminuição da pressão arterial, combatendo processos inflamatórios e na inibição da oxidação do colesterol ruim. Outros benefícios do molho de tomate se dão graças a cebola e ao alho. Ambos são ricos em vitaminas, ajudam na eliminação de toxinas, efeito antibacteriano, favorecem na digestão, aumento da imunidade e agindo contra problemas respiratórios.

Como fazer molho de tomate caseiro

Para preparar o molho de tomate caseiro, você pode bater em um liquidificador 4 tomates maduros, 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem, 1 xícara (chá) de água, 1 pitada de sal, 1/2 de cebola e 1 dente de alho. Após, levar ao fogo baixo até o molho encorpar. Pode ser adicionado temperos como manjericão, cebolinha, orégano e outros a gosto.

Loading...

Referências

– BALBACH, A. As Hortaliças na Medicinas Natural – Tomates. São Paulo
– ARANTES, F. Nutricionista. São Camilo
https://www.flickr.com/photos/citymama/2611000955/
https://www.flickr.com/photos/billhr/3189998806/
https://www.flickr.com/photos/linecon0/1085617988/

Carregar Mais..