O ômega 3 é um tipo de gordura, conhecida como ácido graxo essencial poli-insaturado, essencial para a manutenção do sistema cardiovascular e do cérebro, além de promover a saúde devido aos seus benefícios. Nos dias atuais, as capsulas com o composto ficaram muito conhecidas por conta da propaganda do suplemento feito na televisão, apresentado pela “Aracy da Top Therme”.

Alimentos com ômega 3

Os alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas são mais saudáveis, pois ajudam a reduzir o colesterol ruim e nos protegem das doenças cardiovasculares. Exemplos de alimentos com ômega 3 são: abacate, nozes, azeitona, óleos vegetais, oleaginosas e peixes como salmão, atum, truta, anchova e sardinha. Atualmente, ele é facilmente encontrado sob a forma de cápsulas gelatinosas, que contêm 1000 mg de óleo de peixe.

Benefícios do Ômega 3: para que serve?

Pesquisas mostram que, uma grande parte da população que têm uma dieta baseada em alimentos ricos em gordura poli-insaturadas, especialmente ômega 3, apresentam uma incidência menor de doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado, diabetes e obesidade. Porém, é provável que esses resultados venham do consumo do composto, aliados com dieta mais saudável.

Protege os olhos e o cérebro

Para a grande maioria das pessoas, basta um maior cuidado na dieta para que se obtenham os ácidos graxos essenciais ao bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante no qual esse lipídeo age, é na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios, e no recobrimento da retina ocular, parte dos olhos que tem o papel principal de transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro realizar o processo de criar imagens nos nossos olhos.

Diminui os níveis de triglicérides

Entre os benefícios do ômega 3, podemos destacar sua ação na redução dos níveis de triglicérides no sangue em até 25 a 30%, um efeito que é bastante parecido com as drogas atualmente utilizadas no tratamento da hipertrigliceridemia.

Controle do colesterol

A suplementação feita com as capsulas também eleva ligeiramente as concentrações de colesterol HDL (colesterol bom) em cerca de 3% e é capaz de reduzir os níveis da pressão arterial em até 5 mmHg de pressão sistólica e 3 mmHg de pressão diastólica.

Melhora a saúde do coração

O ômega 3 apresenta diversos efeitos benéficos para o coração como um todo, pois melhora a eficiência do músculo cardíaco, reduz a demanda de oxigênio, controla a frequência cardíaca e reduz o risco de arritmias.

O ômega 3 ajuda a emagrecer e melhora o humor

Alguns estudos também indicam que sua ingestão regular traz benefícios para o humor, o aprendizado, a um menor risco de desenvolvimento de demências, incluindo a doença Alzheimer e para o sistema imunológico. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que a ingestão regular do composto auxiliou no emagrecimento de 32 pessoas.

Efeitos colaterais do ômega 3

Apesar de muitos dos efeitos benéficos da suplementação de ômega 3, os suplementos de óleo de peixe, principalmente em doses altas, apresentam efeitos colaterais que podem ser muito inconvenientes. Os mais comuns são as náuseas, diarreia, cólicas abdominais, excesso de gases e hálito com cheiro de peixe.

Faz mal tomar muito ômega 3?

Em doses elevadas, ele pode aumentar o risco de sangramentos, principalmente em pacientes com problemas de coagulação ou medicados com drogas que agem sobre a coagulação, tais como aspirina, clopidogrel, ticlopidina, heparina e varfarina.

Referências

– mdsaude

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