Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas compostas por carbono (C),hidrogênio (H) e oxigênio (O), insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos como éter, álcool, éter, benzeno e clorofórmio e são geralmente incolores. Alguns alimentos ricos em lipídios são: manteiga, margarina, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijão e embutidos. Após ao consumo excessivo de  alguns tipos de gorduras classificadas como ruins, o sangue fica com um aspecto leitoso. Normalmente os alimentos mais crocantes são os que mais contêm gordura trans. Os lipídios podem ser classificados em três tipos: simples, compostos e os derivados. 

Classificação dos grupos (tipos) de lipídios

Lipídios simples

Os lipídios simples são formados por esteres de ácidos graxos com vários álcoois, podendo ser subdivido em triglicerídeos. Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. As triglicérides são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Quando você desenvolve aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris ou na barriga, você está na verdade armazenando as triglicérides que estão em excesso. O aumento dos triglicerídeos pode ou não vir acompanhado de alterações no colesterol. As duas situações mais comuns são triglicerídeos e LDL (colesterol ruim) elevados ou triglicerídeos elevados e HDL (colesterol bom) baixo.

Lipídios compostos

Os lipídios compostos estão ligados a outra substancia como proteínas, glicídios, fosforo, enxofre, etc.

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Lipídios Derivados

São lipídios que por hidrolise, derivam dos grupos retro citados.

Lipídios benéficos para a saúde

Os ácidos graxos benéficos, são os monoinsaturados (ômega 9) e os poli-insaturados (ômega 3 e 6). Os ácidos graxos prejudiciais são a gordura trans e ácidos graxos saturados.

Gorduras monoinsaturadas

Os ácidos graxos monoinsaturados são as gorduras boas e ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL do sangue, não deixando-os depositar nos vasos sanguíneos e consequentemente diminuindo a aterosclerose e melhorando a circulação. 

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Gorduras poli-insaturadas

Os ácidos graxos poli-insaturados proporcionam uma boa função sanguínea e auxiliam a combater inflamações.

Lipídios que fazem mal para saúde

Gordura saturada

Os ácidos graxos saturados (gorduras ruins) são aquelas gorduras que, em temperatura ambiente, ficam sólidas e provêm de fontes de gorduras animais. O consumo em excesso aumenta o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). Por isso devem evitados e ingeridos em pouquíssimas quantidades.

Gordura trans

Os ácidos graxos trans (gorduras ruins), também chamados de gorduras hidrogenadas, aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). São encontrados em alimentos como margarinas, biscoitos, chocolates, sorvetes, pães, molhos, cremes e maioneses, pois são substitutos industriais da gordura animal, mas seus malefícios podem ser até piores que os acarretados pelas gorduras saturadas.

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