A tanchagem, conhecida por tansagem ou tanchagem-maior, é utilizada para aliviar febres e diminuir inflamações. As folhas de tanchagem possuem uma combinação de adstringentes, anti-inflamatórios e cicatrizantes, responsáveis pelos benefícios do chá de tanchagem.
Quais são os Benefícios do chá de tanchagem
O uso medicinal do chá de tanchagem é aconselhado em casos de ardor no estomago, cicatrizante, afecções das vias respiratórias, diarreia e disenteria. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remédio. As folhas limpas e fervidas em água podem ser aplicadas sobre feridas ou úlceras, agindo como cicatrizante, e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O cataplasma é usado para dor de dente, feridas, hemorragia, febre, picadas de abelha, hemorroidas e sumagre-venenoso.
Composição da tanchagem: para que serve?
A tanchagem é composta de alantoína, taninos, flavonoides (apigenina), mucilagem, glicosídeos (aucubina), ácido salicílico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico, vitamina C, vitamina K e betacaroteno. A alantoína é uma substância anti-inflamatória que melhora a velocidade de cicatrização de feridas e estimula o crescimento de células novas. Os taninos são adstringentes, o que faz com que a tanchagem ajude a estancar sangramentos e controlar o fluxo menstrual, colite, diarreia, disenteria, vômitos e incontinência. O ácido salicílico ajuda a aliviar dores físicas e musculares.
Como preparar o chá
O preparo do chá de tanchagem pode ser feito adicionando uma colher de chá de folhas de tanchagem em uma xícara de água fervente. Após, tampar e deixar descansando por 15 minutos. Quando a bebida estiver morna, coar e fazer um gargarejo de 3 minutos ou tomar o chá. O procedimento pode se repetido até três vezes por dia.
Referências
– Costa, A.F. Farmacognosia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, volume I
– BALBACH, A. As plantas Curam. São Paulo
– https://www.flickr.com/photos/forban/5872068364/
– https://www.flickr.com/photos/macleaygrassman/14756320397/
Suelen: Tem uma quantidade de pêssego que diabéticos pode comer?...