Você sabe por que a vitamina C é essencial para a saúde e é considerada como essencial para vários processos fisiológicos? A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, que possui importantes propriedades antioxidantes, sendo vital para a síntese do colagénio, da L-carnitina, das catecolaminas, e das proteínas.

Bem diferente de outras vitaminas importante para o bom funcionamento do nosso organismo, como a vitamina D, por exemplo, esta não pode ser sintetizada naturalmente pelo ser humano e precisa ser ingerida através da nossa alimentação ou pelo uso de suplementos. Contudo, isso e torna uma tarefa fácil no dia a dia, já que a vitamina C pode ser encontrada em diversos alimentos e, que em muitos casos, nem imaginamos que ele esteja presente.

Importância da Vitamina C para nosso organismo

Sua função antioxidante, auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo surgimento de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outras doenças. Como não é sintetizada naturalmente pelo nosso organismo, ela pode ser ingerida através dos alimentos que consumimos no dia a dia, como frutas cítricas, frutas vermelhas, verduras e folhas verdes.

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A vitamina C fortalece o sistema imunológico?

O ácido ascórbico possui como umas das suas principais funções, a manutenção e fortalecimento do nosso sistema imunológico. Após ser metabolizada em nosso organismo, a vitamina estimula a fagocitose, além de provocar o aumento da formação de anticorpos, que incentivam o organismo a produzir glóbulos brancos, auxiliando o corpo no combate a vírus e bactérias. Assim, ela contribui na eliminação de resfriados, gripes e outros tipos de infecções. Além disso, sua ação antioxidante também é responsável pela redução do acúmulo de colesterol presente nas artérias.

Quantidade diária recomendada de Vitamina C

Não é recomendado que a ingestão do ácido ascórbico seja feita de forma sem controle, ou seja, em doses altas. A quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Se ingerida através de suplementos em altas doses, pode provocar sintomas como a diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Ou seja, em muitos casos, quem acha que tomando usa dosagem alta de vitamina C estará aumentando sua imunidade, na verdade estará eliminando a dosagem excessiva através da urina. De modo geral, a dose diária recomendada de vitamina C é:

  • crianças de 1 a 3 anos: 15mg;
  • de 4 a 8 anos: 25mg;
  • de 9 a 13 anos: 45mg;
  • meninas entre 14 e 19 anos: 65mg;
  • meninos entre 14 e 19 anos e mulheres adultas: 75mg;
  • homens adultos: 90mg;
  • gestantes: 85mg;
  • durante o pós-parto: 120mg.

Alimentos ricos em vitamina c

Você sabia que a vitamina C está presente em vários alimentos? E não é apenas na laranja que encontramos ela em grande quantidade. Por mais que o consumo diário de laranja seja ótimo prevenir pedras nos rins, o morango, por exemplo, além da alta concentração de magnésio, possui em média, 85mg da vitamina. Já o abacaxi, além de ser composto pela bromelina, que auxilia no processo digestivo, a fruta conta com 80 mg de vitamina. Se nas bastasse, os pimentões, independe da cor, são ricos em vitamina c.

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Vitamina C

Enquanto o pimentão verde pode concentrar em média 90 mg da vitamina, o pimentão amarelo pode chegar a 340 mg, podendo ter ainda ação expectorante, a manutenção de ossos e dentes e a indução da termogênese. Além disso, outros vegetais como o brócolis, também são ricas fontes de vitamina C. Fora ser um alimento super nutritivo, o brócolis é muito nutritivo e também uma das mais conhecidas fontes de vitamina C. Para ter ideia, 100g de brócolis cozido possui em média 89,2mg dessa vitamina hidrossolúvel. Agora, se você prefere um alimento rico em vitamina c e que possa ser consumida em saladas ou tempero, opte pela salsinha, que também é uma fonte de vitamina C.
Imagem: Gabriel Hess

Referências

Unimed
Newmedical

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